
 

1 
 

Eleições presidenciais e TV no Brasil: 1998 a 2010 

Luis Felipe Miguel 

Instituto de Ciência Política – Universidade de Brasília 

 

 

 

 

 

 

 

A televisão ocupa uma posição de indiscutível centralidade nas eleições 

brasileiras desde a redemocratização1. Antes do golpe de 1964, a TV era um meio 

acessível apenas à elite e disponível em poucas cidades. Em 1960, existiam 598 mil 

aparelhos, numa população de pouco mais de 70 milhões de habitantes – um televisor 

para cada 117 brasileiros. A ditadura militar promoveu a ampliação da estrutura de 

telecomunicações e de radiodifusão, como parte de seu projeto geopolítico de 

“integração nacional”. Os dados de 1986, um ano após o retorno dos civis ao poder, 

apontam a existência de 26,5 milhões de aparelhos receptores no Brasil, isto é, cerca de 

um televisor para cada cinco habitantes2. Em vez de privilégio de uma elite, a TV se 

tornara o principal meio de informação e entretenimento da grande maioria do povo 

brasileiro, cobrindo quase a totalidade do território nacional. 

As últimas eleições presidenciais brasileiras antes do golpe, em 1960, ainda 

foram, portanto, eleições “pré-televisivas”. Não que tenha sido uma disputa em que a 

produção da imagem pública dos candidatos fosse menos importante. O candidato 

eleito, Jânio Quadros, cultivava com cuidado sua persona, com uma calculada dose de 

histrionismo. Mas o rádio, os jornais e o trabalho dos cabos eleitorais eram os meios de 

difusão principais. Ao longo dos mais de 20 anos de ditadura, as eleições para cargos 
                                                 
1 Este texto é parte da pesquisa “Mídia, gênero e preferências políticas nas eleições de 2010 no Brasil”, 
financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com recursos 
do edital nº 2/2010. 
2 Os dados sobre o número de televisores em uso no Brasil estão em Mattos (1990). 



 

2 
 

legislativos e alguns nos poderes executivos subnacionais foram mantidas, mas de 

forma controlada. O novo meio tinha pouco espaço para exibir sua potencialidade. Na 

primeira disputa relativamente competitiva – para os governos estaduais, em 1982, 

quando a pressão sobre o regime militar o obrigava a aceitar a paulatina descompressão 

política –, a censura estatal à mídia eletrônica continuava em pleno vigor. O acesso dos 

candidatos à TV era manietado pela chamada Lei Falcão, que os impedia de apresentar 

propostas ou ideias, admitindo apenas a exibição de suas fotos e a leitura de seus 

currículos. 

Assim, a prova de fogo da televisão nos processos eleitorais no Brasil ocorreu 

em 1985, quando o governo civil, recém empossado, promoveu a escolha popular dos 

prefeitos dos 201 municípios que, pelas regras do regime militar, não haviam tido o 

direito de elegê-los em 1982 – as capitais estaduais e os municípios considerados “de 

segurança nacional”. A censura estatal aos meios de comunicação havia sido revogada e 

os partidos possuíam ampla liberdade para fazer uso do espaço legal de acesso à mídia 

eletrônica, o Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita (HPEG). Em 1985, em 1986 

(quando ocorreram eleições para os governos estaduais, para a Assembleia Nacional 

Constituinte e para as assembleias legislativas estaduais) e em 1988 (quando ocorreram 

novas eleições municipais), ampliou-se o repertório de candidatos e de emissoras. 

Campanhas que souberam fazer melhor uso dos recursos da TV foram beneficiadas; o 

impacto da informação transmitida pela televisão na configuração do ambiente da 

disputa se fez notar. 

Mas foi a campanha presidencial de 1989 que se tornou o emblema da 

centralidade da televisão na disputa. A ofensiva na mídia – revistas, jornais, televisão – 

foi crucial para viabilizar a candidatura e eleição de Fernando Collor de Melo, político 

até então pouco conhecido, governador de um estado periférico e filiado a um partido 

inexpressivo. Collor e Luiz Inácio Lula da Silva, seu adversário no segundo turno, 

foram os candidatos que melhor souberam aproveitar os recursos da linguagem da 

televisão no HPEG. E a cobertura hostil a Lula foi fundamental na construção de sua 

derrota no segundo turno (ver Kucinski, 1998). 

Desde então, a relação entre televisão e eleições no Brasil se tornou mais 

complexa. Uma relação causal direta – a mídia define o resultado do pleito – já era uma 

simplificação em 1989, mas tornou-se cada vez menos defensável nas eleições 



 

3 
 

seguintes. Houve, nesse meio tempo, um aprendizado do eleitorado, que reduziu a 

eficiência potencial das manobras mais abertamente manipulativas; houve a 

profissionalização das relações entre os partidos e as emissoras; houve a ampliação da 

concorrência no mercado de mídia; houve o surgimento de novas mídias, 

proporcionadas pelos avanços tecnológicos (ver Biroli e Miguel, 2011). Ainda assim, 

entender o comportamento dos meios de comunicação em geral, da televisão em 

particular e do telejornalismo em especial continua sendo crucial para entender os 

processos eleitorais no Brasil. 

Este paper discute o comportamento do telejornal de maior audiência, o Jornal 

Nacional, da Rede Globo de Televisão, nas quatro últimas eleições presidenciais 

brasileiras (1998, 2002, 2006 e 2010), tomando por base dados sobre o conteúdo de seu 

noticiário nas semanas que  antecederam as votações. A primeira seção desenha o 

cenário de cada uma das eleições e a posição da Rede Globo e do Jornal Nacional em 

meio às disputas políticas e no mercado de comunicação. A segunda seção apresenta os 

dados comparativos sobre o telejornal nas quatro eleições em foco. A terceira seção 

detalha a cobertura de 2010. A conclusão, por fim, discute a comportamento do Jornal 

Nacional nestas quatro disputas a partir de uma preocupação com a qualidade da 

democracia praticada no Brasil. 

O Jornal Nacional na história recente do Brasil 

A estreia do Jornal Nacional, em 1º de setembro de 1969, foi um marco na 

história da radiodifusão brasileira. Pela primeira vez, um noticiário era transmitido 

simultaneamente para quase todo o território nacional. A Rede Globo, que havia 

iniciado suas transmissões de televisão apenas quatro anos antes, firmava-se como a 

principal emissora do país, posição conquistada, em grande medida, graças à estreita 

colaboração com a ditadura militar. Ela se beneficiava dos investimentos 

governamentais na infraestrutura de telecomunicações dando, em troca, suporte à 

propaganda do regime. A declaração do general Emílio Médici, então presidente da 

República, na Festa da Uva de Caxias do Sul em 1972, evento que marcou o início das 

transmissões em cores no Brasil, é ilustrativa: “Sinto-me feliz todas as noite quando 

assisto o noticiário. Porque no noticiário da TV Globo o mundo está um caos, mas o 

Brasil está em paz... É como tomar um calmante após um dia de trabalho” (apud Mello, 



 

4 
 

1994, p. 38). 

Exibido seis noites por semanas (de segunda a sábado) em horário que variou ao 

longo dos anos, mas sempre esteve próximo das 20 horas, o Jornal Nacional 

permanece, desde sua estreia, como o mais assistido telenoticiário do Brasil. É o mais 

influente na elite política 3 . Também influenciou o formato de seus concorrentes, 

segundo um fenômeno que marcou a televisão brasileira nas três últimas décadas do 

século XX: a aceitação do chamado “padrão Globo de qualidade” como ideal a ser 

buscado por todas as emissoras (ver Priolli, 1985). 

Ao final do regime militar, a Rede Globo era um grande conglomerado 

empresarial, com indisfarçada influência política, que ficava com a parte do leão da 

audiência e também da verba publicitária da televisão brasileira. Mas também sofrera o 

desgaste provocado pela estreita e duradoura associação com o governo autoritário. A 

manipulação da informação na cobertura das greves operárias do final dos anos 1970, a 

participação numa tentativa de fraude das eleições para o governo do Estado do Rio de 

Janeiro em 1982 e a minimização, nos seus noticiários, da campanha por eleições 

diretas para presidente em 1984 foram alguns episódios que contribuíram para a 

generalização da desconfiança em relação à Globo nos meios mais críticos ou mais 

militantes. A partir do começo dos anos 1980, equipes da emissora passaram a ser 

hostilizadas quando iam cobrir mobilizações populares e o refrão “o povo não é bobo, 

abaixo a Rede Globo” entrou no repertório dos manifestantes. 

O Jornal Nacional que cobre a eleição presidencial de 1989 é, assim, um 

telejornal visto com desconfiança por parcela não desprezível do público – mas, ainda 

assim, visto. Em 1990, ele alcançava cerca de 68 pontos de audiência, em média, 

segundo a medição do IBOPE na Grande São Paulo, o que significava mais de 80% do 

share (proporção entre os televisores ligados). Desde então, estes números têm 

diminuído. Em 2000, o Jornal Nacional ficou com uma média de 39,2 pontos de 

audiência (e 56% do share); em 2010, foram 29,8 pontos e 49,3% do share (Jimenez, 

2011). Os números não são estritamente comparáveis, já que houve mudanças na 

                                                 
3 Pesquisa com deputados federais inidicou que, em 2010, 64% deles citavam o Jornal Nacional entre os 
três telejornais de preferência. Era o noticiário mais citado, seguido pelo Jornal das Dez, do canal por 
assinatura Globonews, do mesmo conglomerado, empatado com o Jornal da Record, ambos citados por 
25% dos respondentes (FSB, 2010, p. 17). 



 

5 
 

metodologia de pesquisa, mas é inegável a tendência de perda de público do Jornal 

Nacional para outras emissoras e também para outras mídias, em particular a internet4. 

A campanha eleitoral de 1989 foi marcada por um evento externo, o colapso do 

mundo comunista, e um fenômeno interno, a enorme impopularidade do governo José 

Sarney. As elites econômicas e políticas temiam que um dos dois candidatos 

considerados esquerdistas – Leonel Brizola e Lula – se beneficiasse da insatisfação 

popular com o governo federal. Foi o que permitiu a Collor se viabilizasse como 

candidato. É possível que Roberto Marinho, então presidente das Organizações Globo, 

inicialmente não visse com grande entusiasmo o governador alagoano e mesmo 

preferisse o nome de Mário Covas, como diz Mario Sergio Conti (1999). Mas ele, assim 

como o restante da burguesia brasileira, não teve dúvidas em aderir à candidatura de 

Collor quando ela se firmou como a alternativa mais viável para derrotar Brizola e Lula. 

A mais notável interferência do Jornal Nacional no processo eleitoral de 1989 

foi a célebre edição do último debate entre Collor e Lula, na véspera da votação do 

segundo turno. A edição favoreceu de maneira evidente o candidato preferido da 

emissora e tornou-se um caso célebre de manipulação da notícia com finalidades 

eleitorais. No livro que a Globo produziu para exaltar a trajetória do Jornal Nacional, 

foram dedicadas 15 páginas à edição do debate. É o único episódio, em todo o livro, em 

que versões contraditórias são apresentadas e em que as críticas à emissora não são 

completamente refutadas (Projeto Memória Globo, 1994, pp. 209-24). Desde então, 

como reação às críticas recebidas, a Rede Globo adotou como regra não apresentar, nos 

seus telejornais, versões editadas de debates entre candidatos. 

Lula perdeu a eleição, mas se firmou como principal líder de uma oposição que, 

cada vez mais, se organizava em torno de seu partido, o PT. A derrocada do governo 

Collor (que foi alvo de um processo de impeachment e deixou a presidência em 1992) 

colocou-o na posição de franco favorito à disputa de 1994 – e colocou as elites políticas 

tradicionais novamente na posição de encontrar o candidato capaz de derrotá-lo. O êxito 

de Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda, na condução de um plano 

econômico anti-inflacionário credenciou-o para o posto. A grande mídia, incluídos aí a 

                                                 
4 Como o Jornal Nacional está hoje disponível na web, uma parcela da audiência aparentemente perdida 
pode ter migrado para o novo meio. Mas é muito improvável que seja uma proporção expressiva. 



 

6 
 

Rede Globo e seu Jornal Nacional, alavancou a candidatura de Fernando Henrique por 

meio da promoção das virtudes do plano econômico. No meio da campanha, o novo 

ministro da Fazenda desvelou com candidez o estratagema, acrescentando mesmo que 

fora “um achado” para a Rede Globo – sem saber que suas inconfidências estavam 

sendo transmitidas via satélite e eram captadas por telespectadores que possuíam 

antenas parabólicas5. 

Não resta dúvida, portanto, que a Rede Globo trabalhou por um candidato em 

1994 e ajudou a elegê-lo. Em 1998, graças a uma emenda constitucional que ele mesmo 

patrocinou, Fernando Henrique pôde concorrer à reeleição. Seu principal adversário, 

mais uma vez, era Lula. Embora, entre 1989 e 1998, Lula e o Partido dos Trabalhadores 

já tivessem dado passos significativos rumo à moderação e à incorporação no jogo 

político tradicional, ainda eram vistos como antissistêmicos. Praticamente a totalidade 

do empresariado e dos caciques políticos apoiaram a recondução de Fernando Henrique 

ao cargo. A Rede Globo também. Conforme os números apresentados na próxima seção 

demonstram, o Jornal Nacional desinflou a cobertura da sucessão presidencial, dando 

pouquíssimo destaque à campanha em seu noticiário. Com isso, contribuiu para a 

estratégia da campanha da reeleição, que buscava reduzir o debate sobre alternativas e 

transformar a votação num mero ritual de renovação do mandato do presidente (Miguel, 

1999a). 

Em 2002, pelo contrário, a cobertura da campanha presidencial foi muito 

volumosa. Lula estava novamente no páreo, enfrentando o governista José Serra. O 

Jornal Nacional não apenas deu muito espaço à disputa como buscou um equilíbrio 

ostensivo na cobertura dedicada a cada um dos quatro principais candidatos (Lula, Serra 

e duas outras alternativas de oposição, Ciro Gomes e Anthony Garotinho). A vitória de 

Lula, no segundo turno, não pode ser lida exatamente como uma derrota da opção 

preferida pela Rede Globo. A emissora buscou uma posição de isenção diante das 

alternativas apresentadas ao eleitorado, mas foi ativa na cobrança da adesão, por parte 

dos candidatos, à ortodoxia na condução da política econômica. O Lula que se elegeu 

em 2002, com um discurso conciliador, apoiado por grandes capitalistas e líderes 

                                                 
5 As falas do ministro Rubens Ricúpero indicando como a Rede Globo, ao fazer a campanha do Plano 
Real, contribuía para a eleição de Fernando Henrique Cardoso podem ser encontradas no Youtube. Ver, 
por exemplo, http://www.youtube.com/watch?v=OYpQrCsRZe0.  



 

7 
 

políticos de direita, foi um candidato que não desafiou a agenda e os enquadramentos 

dominantes nos meios de comunicação (Miguel, 2006). 

Já a reeleição de Lula, em 2006, e a vitória de sua candidata à sua própria 

sucessão, Dilma Rousseff, em 2010, devem ser compreendidas de outra forma. Desde a 

publicação da denúncia do “mensalão” (esquema de desvio de verbas públicas para 

corromper congressistas e assegurara sustentação parlamentar do governo), em junho de 

2005, até o segundo turno das eleições presidenciais, em outubro de 2006, houve 

praticamente um ano e meio de cobertura negativa ininterrupta da gestão do presidente 

Lula, sustentada por todos os principais veículos de comunicação do Brasil, entre eles a 

Rede Globo. Em 2010, a grande mídia não economizou esforços para atingir o governo 

e a candidata Dilma Rousseff com denúncias de corrupção, nem escondeu sua simpatia 

pelo candidato da oposição (que foi, uma vez mais, José Serra). Em 2006 e 2010, os 

resultados das eleições presidenciais podem ser lidos como derrotas dos maiores grupos 

de mídia. 

Um telejornal, quatro eleições 

Os dados relativos à cobertura do Jornal Nacional tomam como universo a 

totalidade das edições do telejornal no período que vai da segunda-feira imediatamente 

posterior à final da Copa do Mundo de futebol ao domingo imediatamente anterior à 

realização do primeiro turno ou, quando houve, do segundo turno da disputa pela 

Presidência da República. Embora não corresponda exatamente ao período oficial de 

campanha, determinado pela justiça eleitoral, é a partir do fim da Copa do Mundo – e 

até a data da votação – que as atenções dos meios de comunicação se focam nas 

eleições. 

Entre o final da Copa e o primeiro turno, foram 12 semanas em 1998, 2006 e 

2010 e 14 semanas em 2002. Em 1998, a disputa foi definida no primeiro turno, mas em 

2002 foram mais três semanas de campanha até o segundo turno e, em 2006 e 2010, 

mais quatro. Os dados de 2006 estão sendo aproveitados de uma base diferente e partem 

da semana de 31 de julho – faltam as três primeiras semanas. Além disso, não estava 

disponibilizada a totalidade das edições. Estão faltando 16 dias, o que equivale a 20,5%  

do total. Como as falhas se deveram a razões fora do controle da equipe de pesquisa e 

ocorrem a intervalos irregulares, optou-se por considerá-las aleatórias e, quando 



 

8 
 

necessário, fazer extrapolações a partir dos dados existentes. Foram analisadas, assim, 

entre 62 e 102 edições do Jornal Nacional em cada um dos quatro anos6. 

A primeira diferença a ser notada é no perfil geral do noticiário. Não há grande 

alteração na duração média do telejornal – as edições anteriores aos primeiros turnos 

ocuparam em média 23 minutos e 15 segundos em 1998, 31 minutos e 23 segundos em 

2002, 24 minutos e 40 segundos em 2006 e 26 minutos e 49 segundos em 20107. As 

características do universo pesquisado explicam em parte porque em 2002 a média é 

mais alta e, em 2006, mais baixa8. Como panorama geral, então, é possível dizer que um 

Jornal Nacional mais enxuto, em 1998, dá lugar a edições um pouco maiores, com pico 

em 2002 – quando a Rede Globo anunciou que faria a “maior cobertura eleitoral da 

história”. 

Um contraste maior entre 1998 e as eleições seguintes é observado quando se 

analisa a distribuição temática das matérias do Jornal Nacional. As reportagens, 

entrevistas, editoriais e notas foram distribuídas em quatro grandes categorias. “Esfera 

pública” engloba eleições, política e economia brasileiras; “Internacional”, política 

internacional ou interna de outros países e economia mundial ou de outros países; 

“Outros temas de interesse público”, matérias sobre saúde pública, educação, direitos do 

consumidor, meio ambiente, segurança pública, trânsito e assemelhadas, além da 

previsão do tempo; e “Variedades” inclui o fait divers, isto é, notícias que se referem ao 

show-business, curiosidades, esportes, crimes, desastres etc. (e também anúncios de 

outras atrações da emissora). 

                                                 
6 Os dados relativos a 1998 e 2002 já foram analisados em textos anteriores (Miguel, 1999a, 2003, 2004). 
A coleta e tabulação dos dados relativos a 2006 e 2010 contou com o apoio de uma vasta equipe de 
estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília. Agradeço, em especial, a Aline 
Coutinho, Amanda Maia Santos, Andrea Azevedo Pinho, Carla Beatriz de Paulo, Carla Bianca Caldas, 
Clara Pedroso Maffia, Cleiton Euzebio de Oliveira, Daniel Vieira Bogéa Soares, Denise Mantovani, 
Fernanda Feitosa, Fernanda Ferreira Motta, Helena Máximo, Isadora Araújo Cruxên, Janaína Coutinho, 
Janaína Moreira Figueira, Janine Mello, Juliana de Castro Galvão, Juliana Lima Maia, Luiz Augusto 
Campos, Mariana Silva Abreu, Natália Vieira, Nathália Mattos, Paula Pompeu Fiúza Lima, Pedro 
Mesquita e Priscilla Caroline Brito. A base de 2006 foi uniformizada e revisada por Carlos Machado, 
Danusa Marques e Filipe Recch. 
7 A contagem do tempo exclui a abertura do telejornal (a “escalada” que anuncia os assuntos do dia) e as 
chamadas ao final de cada bloco. 
8 As edições em que há propaganda eleitoral na TV tendem a ser menores, já que a emissora tem menor 
margem de manobra para acomodar sua programação. Em 2002, como há duas semanas a mais incluídas 
na pesquisa, há 12 edições “grandes” a mais, o que tem impacto na média. Em 2006, ao contrário, a base 
não tem as três primeiras semanas. 



 

9 
 

O gráfico 1 mostra a evolução na proporção do tempo de cada um dessas 

categorias no Jornal Nacional. Chama a atenção, em primeiro lugar, a predominância 

do noticiário de variedades em 1998. Não é uma peculiaridade da cobertura do período 

eleitoral, mas uma característica do período em que Evandro Castro de Andrade ocupou 

a direção da Central Globo de Jornalismo (1995 a 2001). A opção por um noticiário 

mais “leve”, com atenção focada em celebridades da televisão e em crimes de sangue, 

tinha fundamento mercadológico. Imaginava-se que era isso que os espectadores 

queriam assistir. A sucessão no comando do jornalismo da emissora, após a morte de 

Andrade, em junho de 2001, contribuiu para a mudança de orientação, mas o mais 

importante foi a determinação da Rede Globo de recuperar o prestígio e a influência 

política do seu principal telejornal. 

 

 

Gráfico 1: Proporção do tempo do Jornal Nacional destinado a categorias temáticas, nas 
semanas que antecederam ao primeiro turno das eleições presidenciais (1998 a 2010) 

Fontes: Miguel (1999b, 2003, 2004), pesquisa “Determinantes de gênero, visibilidade midiática e carreira 
política no Brasil” e pesquisa “Mídia, gênero e preferências políticas nas eleições de 2010 no Brasil” 

 

Fica claro que há um padrão em 1998 – prevalência do noticiário de variedades, 

baixa atenção às questões vinculadas à esfera pública (que incluem a cobertura sobre as 

eleições) – e outro nos três períodos seguintes. As diferenças entre 2002, 2006 e 2010 

são menos significativas e parcialmente explicáveis pela constituição da base de dados. 

Como em 2006 o acompanhamento não inclui as três primeiras semanas após a final da 

0

10

20

30

40

50

60

1998 2002 2006 2010

esfera pública

internacional

outras questões de 

interesse público

variedades



 

10 
 

Copa do Mundo, isto contribuiu para reduzir a presença de variedades. Afinal, as 

primeiras edições depois do encerramento da Copa tendem a ter uma grande 

concentração de noticiário esportivo (avaliações do torneio, retorno das seleções a seus 

países, comemorações em torno dos campeões). Por outro lado, quanto mais perto da 

data da votação, maior a cobertura sobre a disputa eleitoral, o que ajuda a explicar a 

maior fatia concedida ao noticiário classificado como “esfera pública”. 

O restante da discrepância pode ser atribuído a eventos singulares, que afetam as 

decisões de pauta (o noticiário internacional, por exemplo, é muito sensível à eclosão de 

guerras ou a atentados terroristas), ou a opções editoriais localizadas (questões pontuais 

de educação ou saúde podem ser expressamente vinculadas à disputa eleitoral, 

reduzindo a categoria “outras questões de interesse público” e ampliando “esfera 

pública”). Mas, como padrão geral, é razoável colocar 1998 em uma categoria, ao passo 

que 2002, 2006 e 2010 ficam, em conjunto, em outra. 

As diferenças ficam ainda mais patentes quando se isola a cobertura dada às 

eleições presidenciais (tabela 1, abaixo). Enquanto em 1998 quase dois terços das 

edições do Jornal Nacional ignoravam as eleições, nos outros anos sob análise a 

proporção de edições do telejornal que apresenta matérias sobre a disputa pela 

Presidência da República nunca desce muito abaixo dos 90%, seja antes do primeiro ou 

do segundo turnos. A invisibilidade relativa da eleição em 1998 decididamente não se 

repetiu nos pleitos seguintes. 

 

Tabela 1: Presença da disputa eleitoral no Jornal Nacional, de 1998 a 2010 

 
1998 

2002 2006 2010 

1º turno 2º turno 1º turno 2º turno 1º turno 2º turno 
semanas sob análise 12a 14a 3b 9c 4d 12a 4b 

edições analisadas no período 72 84 18 43 19 72 24 
edições com reportagens sobre 
as eleições 

26 
(36,1%) 

82 
(97,6%) 

18 
(100%) 

41 
(95,3%) 

17 
(89,5%) 

64 
(88,9%) 

24 
(100%) 

tempo sobre eleições 
presidenciais 

1:16’34’’ 12:55’50’’ 2:58’02’’ 3:22’39’’ 1:43’15’’ 6:23’08’’ 3:35’24’’ 

tempo de “debate eleitoral”e 10’24’’ 8:16’51’’ 1:50’34’’ 2:24’07’’ 50’34’’ 4:23’31’’ 2:59’20’’ 

tempo total dos sound bites dos 
candidatos à presidência 

7’37’’ 2:26’50’’ 36’17’’ 56’47’’ 17’28’’ 1:42’22’’ 51’07’’ 

Observações: 
(a) Período entre o final da Copa do Mundo e a votação do primeiro turno. 
(b) Período entre as votações do primeiro e do segundo turno. 
(c) Período entre 31 de julho e a votação do primeiro turno; nem todas as edições foram incluídas. 
(d) Período entre as votações do primeiro e do segundo turno; nem todas as edições foram incluídas. 
(e) Reportagens sobre articulações políticas dos partidos e candidatos, eventos de campanha, entrevistas 
dos candidatos, propostas de governo etc. 

Fontes: Miguel (1999b, 2003, 2004), pesquisa “Determinantes de gênero, visibilidade midiática e carreira 



 

11 
 

política no Brasil” e pesquisa “Mídia, gênero e preferências políticas nas eleições de 2010 no Brasil” 

 

Assim, em 1998 o Jornal Nacional dedicou, no período sob análise, um total de 

pouco mais de uma hora para a cobertura eleitoral. A cobertura em 2002 dá, só no 

primeiro turno, quase 13 horas para as eleições. Tamanho destaque não se repetiria nas 

vezes seguintes, mas ainda assim é marcante o contraste entre a baixa presença em 1998 

e a alta atenção dada às eleições nos outros anos9. 

Ainda mais importante é o destaque atribuído à categoria “debate eleitoral”, que 

concentra aquelas informações sobre as propostas dos candidatos, suas articulações 

políticas e os eventos de campanha – enfim, as informações que, segundo o modelo 

ideal da democracia eleitoral, são importantes para a decisão do voto. Nem toda a 

cobertura das eleições se encaixa nesta categoria, já que inclui também resultados de 

sondagens de intenção de voto, serviços ao eleitor (horário de abertura das seções, 

documentos a serem levados, funcionamento da urna eletrônica etc.) e mesmo 

curiosidades, como matérias sobre a organização da votação em locais de difícil acesso. 

Em 1998, o debate eleitoral não ocupou 15% da já minguada cobertura sobre a eleição. 

Somadas as 12 semanas que antecederam o pleito, o Jornal Nacional mal ultrapassou 

10 minutos de informações sobre os candidatos, suas propostas e suas campanhas. Em 

todos os outros períodos, o debate eleitoral corresponde a mais de 50% do noticiário 

sobre as eleições (com exceção do segundo turno de 2006, em que fica em 48,8%, 

devido ao grande destaque dados às sondagens de intenção de voto). 

A análise dos sound-bites dos candidatos revela padrão similar. Em 1998, apenas 

os três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas tiveram voz no Jornal Nacional 

(além de Fernando Henrique e Lula, o candidato Ciro Gomes). Apareceram falando, ao 

todo, 16 vezes e suas falas somaram menos de oito minutos. A partir de 2002, os 

principais candidatos à Presidência têm voz com frequência no Jornal Nacional e é feita 

uma entrevista em estúdio, relativamente longa, com cada um deles. Os candidatos dos 

partidos menores aparecem bem menos, mas todos ganham pelo menos alguns segundos 

de fala no telejornal. 

                                                 
9 Lembro que os dados relativos a 2006 incluem apenas uma parcela das edições do Jornal Nacional. 
Projetando os números disponíveis para um universo de 72 edições antes do primeiro turno (as 12 
semanas posterior ao fim da Copa do Mundo), alcança-se uma estimativa de 5 horas e 39 minutos de 
cobertura eleitoral naquele ano. 



 

12 
 

A disputa de 2010 no Jornal Nacional 

Como muitos comentaristas notaram, as eleições presidenciais de 2010 foram as 

primeiras, desde a redemocratização, em que Lula não foi candidato. Ainda assim, ele 

foi uma figura dominante na eleição. Os oito anos de governo Lula estiveram no centro 

do debate; o presidente não hesitou em usar sua alta popularidade para alavancar a 

campanha da candidata Dilma Rousseff, de uma maneira que os adversários 

consideraram pouco republicana. Embora o PT tenha se aproximado do centro do 

espectro político, trocando sua proposta de transformação por outra, de pacificação 

social, continuava enfrentando a hostilidade de parte das elites e, também, de amplos 

setores das classes médias. Os principais veículos de imprensa partilhavam desta 

antipatia e construíam uma imagem negativa do partido, do governo Lula e da candidata 

Dilma. 

Duas das críticas recorrentes ao PT não se mostravam críveis no contexto da 

disputa eleitoral de 2010. O pretenso “radicalismo” do partido – que fizera com que, em 

1989, as famílias de classe média temessem ter que dividir seus apartamentos com 

favelados, caso Lula chegasse à Presidência – era uma distante recordação do passado. 

E a inexperiência administrativa, aquela que Fernando Henrique evocava em 1994 e 

1998 ao afirmar que seu adversário representava um “salto no escuro”, também não 

podia mais ser mobilizada. Aparentemente, o governo Lula tinha conseguido deixar o 

Brasil a salvo da crise financeira internacional e conseguido conciliar estabilidade 

econômica, crescimento e redistribuição. 

Assim, sobravam as críticas à corrupção – mais grave ainda porque os petistas 

sempre se colocaram na posição de arautos da ética na política – e ao aparelhamento 

partidário do Estado. A revista Veja, principal vocalizadora do antipetismo na grande 

imprensa, deu três capas seguidas, em setembro de 2010, associando o PT a um polvo 

que se insinuava em todos os desvãos da administração pública10. As duas principais 

apostas para retirar o favoritismo de Dilma na disputa estiveram ligadas a escândalos 

que se associavam a estas duas linhas de crítica: a quebra ilegal do sigilo fiscal da filha 

do candidato oposicionista José Serra (aparelhamento do Estado) e o tráfico de 

influência na Casa Civil (corrupção). 

                                                 
10 Para uma discussão sobre a cobertura do PT na Veja, ver Biroli e Miguel (2010). 



 

13 
 

Ao contrário de Veja, o Jornal Nacional buscou manter uma postura de isenção 

ostensiva ao longo da cobertura da campanha, repetindo a diretriz de 2002 e 2006. Foi 

uma cobertura extensa, em que há, como esperado, um crescendo, conforme a data da 

votação se aproximava (ver gráfico 2, abaixo; as doze primeiras semanas antecedem o 

primeiro turno, as quatro últimas correspondem ao período que vai do primeiro ao 

segundo turno). Dois momentos que aparentemente fogem à curva esperada são 

explicáveis, um por uma decisão editorial, outro por um acontecimento em particular. 

Na quinta semana (9 a 14 de agosto) há um pico na cobertura sobre as eleições. Foi a 

semana em que ocorreram as entrevistas de estúdio com os três principais candidatos – 

além de Dilma Rousseff e José Serra, a candidata do Partido Verde, Marina Silva. Na 

décima-quarta semana (11 a 16 de outubro), ao contrário, há uma redução acentuada na 

cobertura eleitoral. É a semana em que foram resgatados os 33 mineiros que se 

encontravam soterrados no Norte do Chile, um drama que era acompanhado pela mídia 

há meses e cujo desfecho recebeu enorme espaço no noticiário, pressionando para baixo 

todas as outras categorias. 

 

 

 

 

 

Gráfico 2: Proporção do tempo do Jornal Nacional destinado à cobertura de eleições e à 
cobertura de política brasileira, do final da Copa do Mundo ao segundo turno das eleições, em 
2010 

0

10

20

30

40

50

60

70

12 a 

17/7

19 a 

24/7

26 a 

31/7

2 a 7/8 9 a 

14/8

16 a 

21/8

23 a 

28/8

30/8 a 

4/9

6 a 

11/9

13 a 

18/9

20 a 

25/9

27/9 a 

1/10

4 a 

9/10

11 a 

16/10

18 a 

23/10

25 a 

30/10

política 

brasileira

eleições



 

14 
 

Fonte: pesquisa “Mídia, gênero e preferências políticas nas eleições de 2010 no Brasil” 

 

O intervalo entre as duas linhas, no gráfico 2, indica a parcela do noticiário de 

política brasileira que não é ocupada por cobertura das eleições. Quase metade deste 

espaço é ocupada por escândalos políticos. De fato, no primeiro turno, as eleições 

ocuparam 58% do noticiário político do Jornal Nacional, seguidas por escândalos 

(21,1%), ações do poder executivo (10,4%), ações do poder judiciário (6,1%), propostas 

legislativos e ações no poder legislativo (3,5%) e outros, categoria que inclui 

movimentos sociais, ações da sociedade civil, vida partidária, história política etc. (1%). 

No segundo turno, a preponderância das eleições é maior (77,3%) e as diferenças entre 

as outras categorias se achatam – escândalos fica com 7,8%, judiciário com 5,8%, 

executivo com 4%, legislativo com 2,7% e outros com 2,4% do tempo do noticiário 

político. No entanto, a presença dos escândalos é maior, já que uma parte significativa 

da cobertura da campanha incluía as posições dos candidatos sobre eles. O formato da 

base de dados não permite uma mensuração mais precisa, apenas a estimativa de que 

cerca de 30% do noticiário referente ao tráfico de influências na Casa Civil (o “caso 

Erenice Guerra”) e de 40% do noticiário sobre a quebra do sigilo bancário de Verônica 

Serra integraram a cobertura sobre as eleições. 

O equilíbrio entre os candidatos foi perseguido com cuidado. Os três mais 

importantes aparecem praticamente no mesmo número de edições (ver tabela 2, abaixo). 

As pequenas diferenças todas se devem às três primeiras semanas da análise. A partir 

daí, o Jornal Nacional adotou a “agenda dos candidatos”, em que as atividades de 

Dilma, Serra e Marina eram reportadas todos os dias. Os outros candidatos apareciam 

esporadicamente, mas há uma distinção clara entre os cinco “nanicos”, que tiveram 

menos de 0,1% dos votos válidos cada, e Plínio de Arruda Sampaio, que obteve 0,9% 

dos votos, mas disputava por um partido com representação no Congresso. 

 

Tabela 2: Presença dos candidatos à Presidência da República no Jornal Nacional, em 2010 

 primeiro turnoa segundo turnob 

edições em 
que apareceu 

soma do tempo 
dos sound-bites 

edições em 
que apareceu 

soma do tempo 
dos sound-bites 

Dilma Rousseff (PT) 59 (81,9%) 30’12’’ 24 (100%) 25’51’’ 

José Serra (PSDB) 61 (84,7%) 30’49’’ 24 (100%) 25’16’’ 
Marina Silva (PV) 56 (77,8%) 27’35’’ 6 (25%) 1’22’’ 
Plínio de Arruda Sampaio 
(PSOL) 

22 (30,6%) 9’21’’ 0 – 

Zé Maria de Almeida (PSTU) 7 (9,7%) 47’’ 0 – 



 

15 
 

José Maria Eymael (PSDC) 6 (8,3%) 56’’ 0 – 

Levy Fidélix (PRTB) 6 (8,3%) 1’00’’ 0 – 
Ivan Pinheiro (PCB) 5 (6,9%) 48’’ 0 – 

Rui Costa Pimenta (PCO) 5 (6,9%) 44’’ 0 – 

Observações: 
(a) Período entre o final da Copa do Mundo e a votação do primeiro turno (12 de julho a 2 de outubro). 
(b) Período entre as votações do primeiro e do segundo turno (4 a 30 de outubro) 
 
Fonte: pesquisa “Mídia, gênero e preferências políticas nas eleições de 2010 no Brasil” 

 

Assim, o padrão identificado em 2002 (Miguel, 2003) se mantém: uma cobertura 

formalmente imparcial, em que todos os candidatos competitivos recebem uma 

exposição que tende à equivalência, controlada na casa dos segundos. Mas se em 2002 o 

esforço do Jornal Nacional foi na direção do fechamento do campo discursivo, vetando 

qualquer desafio à ortodoxia na gestão econômica, muito mais do que do benefício a tal 

ou qual candidato, em 2010 (como, aliás, em 2006) o tratamento dado aos postulantes 

diferiu. Não no tempo, mas na pauta e no enquadramento. 

Tal como os outros veículos da grande mídia, o Jornal Nacional deu grande 

destaque às denúncias sobre a quebra do sigilo bancário de Verônica Serra, filha do 

candidato do PSDB. O tom predominante foi o da indignação contra o que aparecia 

como uma flagrante demonstração do aparelhamento do Estado para fins partidários e 

desrespeito aos direitos individuais mais elementares. A versão do PT – de que o 

vazamento dos dados estaria vinculado, na verdade, à disputa interna no PSDB, pela 

candidatura à Presidência – não obteve nenhum espaço, embora se sustentasse em 

evidências dignas de atenção. O caso foi deixado de lado quando eclodiu o escândalo 

envolvendo a Casa Civil, mais grave e de maior repercussão potencial. 

Se neste assunto o Jornal Nacional apenas seguiu o padrão geral dos grandes 

veículos de mídia, num momento particularmente tenso da campanha do segundo turno 

ele teve uma posição mais destacada. José Serra afirmou que foi agredido por militantes 

petistas quando fazia uma caminhada no Rio de Janeiro, tendo que interromper a 

campanha e procurar um hospital. Um vídeo, no entanto, mostrava que ele havia sido 

atingido apenas por uma bolinha de papel. Coube ao Jornal Nacional, em sua edição de 

21 de outubro, colocar no ar o “perito” Ricardo Molina, que a partir da gravação feita 

com um telefone celular atestou que o candidato havia sido atingido por um objeto 

pesado. As inúmeras críticas ao trabalho de Molina não receberam espaço no telejornal. 



 

16 
 

Conclusão 

Numa famosa entrevista ao New York Times, em 1987, o empresário Roberto 

Marinho, proprietário da Rede Globo, declarou: “Sim, eu uso o poder”. De lá para cá, as 

condições da mídia e da política no Brasil mudaram muito. A manutenção de uma 

aparência de imparcialidade – de uma aparência crível de imparcialidade – é hoje 

condição necessária para que um telejornal como o Jornal Nacional mantenha sua 

importância e influência. Mas isso não quer dizer que ele tenha deixado de ser um 

agente político, que busca exerce influência e sabe de que lado está. 

Manipulações grosseiras, como a edição do debate em 1989, não encontram 

mais espaço. As formas de negociação entre os interesses políticos e os imperativos do 

campo jornalístico (Miguel, 2002) se tornaram muito mais complexas. O viés se 

encontra nas ênfases da pauta, no privilégio a determinados enquadramentos ou ainda 

na sutil diferença que faz com que, ainda que todos pareçam igualmente pressionados, 

alguns candidatos encontrem questionamentos mais cruciais do que outros nas 

entrevistas na bancada do telejornal (Albuquerque, 2011). 

Em 2010, como em 2006, a decisão do eleitorado contrariou as preferências da 

mídia, da Rede Globo e do Jornal Nacional. O fato de que eles foram derrotados não 

significa que se tornaram irrelevantes. Os fundamentos da influência política dos meios 

de comunicação de massa permanecem de pé. São eles os principais responsáveis pelo 

fornecimento das informações de que precisamos para nos situarmos no mundo social 

(Miguel, 1999b). E eles tendem a oferecer uma narrativa muito pouco plural, no que 

concerne às perspectivas sociais às quais dá voz (Miguel e Biroli, 2010). Graças à 

mobilização de bases sociais, à utilização de circuitos alternativos de comunicação e ao 

esforço de reapropriação dos significados que circulam na esfera pública, agentes 

políticos que não são privilegiados no discurso dos meios de comunicação de massa 

podem obter vitórias em disputas políticas. Mas são estratégias construídas para lidar 

com um ambiente informacional em que a mídia de massa permanece sendo o grande 

jogador. 

Bibliografia 

ALBUQUERQUE, Afonso de (2011). “Em nome do público: jornalismo e política nas 
entrevistas dos presidenciáveis ao Jornal Nacional”. Paper apresentado no XX Encontro 
Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação 
(COMPÓS). Porto Alegre (RS), de 14 a 18 de junho. 



 

17 
 

BIROLI, Flávia e Luis Felipe MIGUEL (2010). “Orgulho e preconceito: a ‘objetividade’ como 
mediadora entre o jornalismo e seu público”. Paper apresentado no 34º Encontro Anual da 
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). 
Caxambu (MG), de 25 a 29 de outubro. 

BIROLI, Flávia e Luis Felipe MIGUEL (2011). “Razão e sentimento: a comunicação política e 
a decisão do voto”. Paper apresentado no XX Encontro Anual da Associação Nacional de 
Programas de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS). Porto Alegre (RS), de 14 a 18 
de junho. 

CONTI, Mario Sergio (1999). Notícias do Planalto: a imprensa e Fernando Collor. São Paulo: 
Companhia das Letras. 

FSB (2010). Mídia e política: pesquisa sobre hábitos de informação de deputados federais. 
Brasília: FSB. 

JIMENEZ, Keila (2011). “JN perde um de cada quatro espectadores”. Folha de S. Paulo, 5 de 
janeiro, p. E-8. 

KUCINSKI, Bernardo (1998). “O ataque articulado dos barões da imprensa: a mídia na 
campanha presidencial de 1989”, em A síndrome da antena parabólica: ética no jornalimo 

brasileiro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo. 

MATTOS, Sérgio (1990). Um perfil da TV brasileira (40 anos de história, 1950-1990). Livro 
on-line, disponível em http://www.sergiomattos.com.br/liv_perfil01.html. Acesso em 29 de 
maio de 2011. 

MELLO, Geraldo Anhaia (1994). Muito além do Cidadão Kane. São Paulo: Scritta. 

MIGUEL, Luis Felipe (1999a). “Mídia e eleições: a campanha de 1998 na Rede Globo”. Dados, 
vol. 42, nº 2, pp. 253-76. 

MIGUEL, Luis Felipe (1999b). “O jornalismo como ‘sistema perito’”. Tempo Social, vol. 11, nº 
1, pp. 197-208. 

MIGUEL, Luis Felipe (2002). “Os meios de comunicação e a prática política”. Lua Nova, nº 55-
6, pp. 155-84. 

MIGUEL, Luis Felipe (2003). “A eleição visível: a Rede Globo descobre a política em 2002”. 
Dados, vol. 46, nº 2, pp. 289-310. 

MIGUEL, Luis Felipe (2004). “Discursos cruzados: telenoticiários, HPEG e a construção da 
agenda eleitoral”. Sociologias, nº 11, pp. 238-58. 

MIGUEL, Luis Felipe (2006).  “A palavra ‘aperfeiçoada’: o discurso do Partido dos 
Trabalhadores nas eleições de 2002”, em LEMOS, André, Christa BERGER e Marialva 
BARBOSA (orgs.), Narrativas midiáticas contemporâneas. Porto Alegre: Sulina. 

MIGUEL, Luis Felipe e Flávia BIROLI (2010). “A produção da imparcialidade: a construção 
do discurso universal a partir da perspectiva jornalística”. Revista Brasileira de Ciências 

Sociais, nº 73, pp. 59-76. 

PRIOLLI, Gabriel (1985). “A tela pequena no Brasil grande”, em LIMA, Fernando Barbosa et 
al. Televisão e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 

PROJETO MEMÓRIA GLOBO (1994). Jornal Nacional: a notícia faz história. Rio de Janeiro: 
Jorge Zahar. 


